domingo, 10 de maio de 2009

Energia Nuclear


É um recurso não renovável uma vez que os elementos radioactivos da crosta terrestre podem também esgotar.
Este tipo de energia é mais barato e, por isso, é utilizado por muitos países industrializados que têm mais em conta a rentabilidade e o lucro e que dão menos importância à segurança. A discussão em torno da utilização desta energia é constante. No entanto, para alguns países, como Portugal, os riscos ambientais conhecidos, bem como a segurança, são para já mais importantes, pelo que não se utiliza esta forma de energia.
A energia libertada a partir de 1 grama de urânio é equivalente à combustão de 2,7 toneladas de carvão. As centrais nucleares convertem calor em energia eléctrica, através de processos complexos.
São libertadas grandes quantidades de energia, pelo que as reacções têm de ser controladas e, por isso, desencadeadas dentro de reactores. As substâncias que provêm do reactor têm de ser cuidadosamente retiradas, uma vez que são radioactivas. Estes resíduos são armazenadas em tanques de aço inoxidável que são enterrados ou lançados ao mar.
Vantagens das Centrais Nucleares
Os defensores desta forma de energia argumentam que:
- a energia nuclear não polui o ar;
- o aperfeiçoamento do reactores reduzirá o risco de acidentes;
- a quantidade das reservas em combustíveis fósseis é mantida.
Riscos das Centrais Nucleares:
- Embora as centrais nucleares não possam explodir como bombas, pois o urânio utilizado é diferente daquele que é utilizado nas bombas atómicas, o reactor pode aquecer demasiado e partir-se, libertando as substâncias radioactivas para o ambiente e, como tal, contaminando-o.
- As regras de segurança nestas centrais são muito rígidas, mas podem ocorrer fugas de radiação os reactores.
- Por vezes, a água que é utilizada para o arrefecimento dos reactores sai para o exterior contaminada em consequentemente, o ambiente é prejudicado.
- Ainda não se conhece a forma de destruir os resíduos, pelo que não se sabe muito bem que destino dar-lhes.
- O transporte de resíduos constitui também um problema, uma vez que podem ocorrer acidentes.
- O problema da energia não fica resolvido, pois o urânio é um recurso não renovável.

Energia Fóssil


Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), faz parte dos recursos energéticos que dispomos.


Carvão - rocha sedimentar que resulta da decomposição, em ambientes sem oxigénio, de detritos vegetais que caíram em lagunas. O processo que leva à formação do carvão chama-se incarbonização.
Figura 1 - Carvão mineral

Petróleo - Fluido viscoso de origem orgânica, de cor negra, constituído, essencialmente, por carbono e hidrogénio. Grandes acumulações de matéria orgânica de restos vivos planctónicos deram origem a este hidrocarboneto.



Figura 2 - Plataforma petrolífera

Gás Natural - Encontra-se junto do petróleo, uma vez que o processo de formação de hidrocarbonetos líquidos (petróleo) produz, geralmente, hidrocarbonetos gasosos (gás natural)


Consequências da utilização de combustíveis fósseis

- Como não são recursos inesgotáveis, uma das principais preocupações está relacionada com o possível esgotamento das jazidas.

- Outro aspecto, não menos importante, está relacionado com o impacte ambiental, sobretudo no que diz respeito a fenómenos de poluição em várias vertentes.

- São de salientar os seguintes aspectos:

- As minas de carvão a céu aberto provocam profundas cicatrizes no solo;

- Os produtos da combustão de combustíveis fósseis contaminam o ar;
- Podem ocorrer alterações climáticas devido à quantidade de calor libertado para a atmosfera, resultante da utilização de combustíveis fósseis.


Fontes:
- MORAIS, Elisa da Conceição; PINTO, Helena Maria; Preparar os testes - 8º ano - Ciências Naturais; Areal Editores; 2004
-
www.abae.pt
-
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL91217-5602,00.html