domingo, 10 de maio de 2009

Energia Fóssil


Uma grande variedade de fontes de energia, sobretudo as que dizem respeito aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), faz parte dos recursos energéticos que dispomos.


Carvão - rocha sedimentar que resulta da decomposição, em ambientes sem oxigénio, de detritos vegetais que caíram em lagunas. O processo que leva à formação do carvão chama-se incarbonização.
Figura 1 - Carvão mineral

Petróleo - Fluido viscoso de origem orgânica, de cor negra, constituído, essencialmente, por carbono e hidrogénio. Grandes acumulações de matéria orgânica de restos vivos planctónicos deram origem a este hidrocarboneto.



Figura 2 - Plataforma petrolífera

Gás Natural - Encontra-se junto do petróleo, uma vez que o processo de formação de hidrocarbonetos líquidos (petróleo) produz, geralmente, hidrocarbonetos gasosos (gás natural)


Consequências da utilização de combustíveis fósseis

- Como não são recursos inesgotáveis, uma das principais preocupações está relacionada com o possível esgotamento das jazidas.

- Outro aspecto, não menos importante, está relacionado com o impacte ambiental, sobretudo no que diz respeito a fenómenos de poluição em várias vertentes.

- São de salientar os seguintes aspectos:

- As minas de carvão a céu aberto provocam profundas cicatrizes no solo;

- Os produtos da combustão de combustíveis fósseis contaminam o ar;
- Podem ocorrer alterações climáticas devido à quantidade de calor libertado para a atmosfera, resultante da utilização de combustíveis fósseis.


Fontes:
- MORAIS, Elisa da Conceição; PINTO, Helena Maria; Preparar os testes - 8º ano - Ciências Naturais; Areal Editores; 2004
-
www.abae.pt
-
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL91217-5602,00.html



7 comentários: