domingo, 24 de maio de 2009

Sistema digestivo - Factos e palavras


O tubo digestivo tem aproximadamente 9 metros de comprimento. O facto de os intestinos estarem enrolados permite que caibam no abdómen.

Os dentes são órgãos vivos, uma vez que possuem nervos e são percorridos por vasos sanguíneos. Os primeiros dentes - os dentes de leite - são substituídos gradualmente, a partir dos 6 anos, pela dentição definitiva, que só estará completa na idade adulta.

O suco gástrico contém ácido clorídrico, importante para a diminuição do pH do estômago, o que facilita a actuação das enzimas que actuam neste órgão. Para evitar que o ácido clorídrico danifique as paredes do estômago, o suco gástrico também contém um muco protector.

Enzima - palavra que provém do termo grego zyme que significa "fermento" e que foi proposta em 1878, pelo alemão Wihelm Kühne.

Duodeno - palavra derivada do termo latino duodenum que significa "de doze em doze". Tal nome deve-se ao facto de o duodeno medir cerca de doze dedos (atravessados) de comprimento.

Jejuno - palavra derivada do termo latino jejunu que significa "que está em jejum".

Íleo - palavra derivada do termo grego eileós que significa "enrolado".

O fígado pesa cerca de 1,6 Kg e realiza muitas funções importantes. Além de produzir bílis, o fígado armazena vitamina A, produz factores de coagulação e outras proteínas essenciais, armazena gorduras e glicose (sob a forma de glicogénio). O fígado desempenha ainda um papel importante na remoção e destruição de produtos nocivos resultantes do metabolismo e de toxinas que circulam no sangue, como o álcool e outras drogas. É neste órgão que se processa ainda a destruição dos glóbulos vermelhos não activos.

O pâncreas produz, para além do suco pancreático, hormonas como a insulina, que lança na corrente sanguínea.

O apêndice não desempenha qualquer função na digestão, julgando-se que se trata de um órgão vestigial. O apêndice pode sofrer infecções e aumentar perigosamente de volume (apendicite).
Fontes:
Ilustração de Fernando Butero, pintor colombiano.