Material:- Caixa de cartão com cerca de 30 cm de aresta
- Tesoura
- Régua
- Um rolo de papel de máquina registadora
- Fio forte (por exemplo, fio norte)
- Lápis
- Copos de papel
- Marcador preto
- Pequenos fragmentos de rocha (1 copo)
- Plasticina
Modo de proceder:
- Coloca a caixa com a abertura voltada para a frente.
- Abre um orifício com 4 cm de diâmetro no centro da face superior
- Faz duas fendas com as dimensões 1cm x 8cm.
- Corta 60 cm de papel de máquina registadora.
- Introduz a fita de papel através das fendas da caixa de tal modo que passem cerca de 4cm além da aresta da caixa.
- Corta 60 cm de fio.
- Usa a ponta do lápis para abrir dois buracos diametralmente opostos no copo logo abaixo da abertura.
- Introduz o fio por esses buracos.
- Passa as extremidades do fio através do orifício da parte superior da caixa.
- Amarra essas extremidades no lápis e deita-o sobre o orifício da caixa.
- Pressiona as extremidades do marcador através da base do copo até furar.Enche o copo com fragmentos de rocha.
- Enrola o fio à volta do lápis até que a ponta do marcador toque na fita de papel de máquina.
- Usa plasticina para fixares o lápis, evitando que o fio desenrole.
- Puxa o papel de máquina com uma mão e bate na caixa com a outra mão, umas vezes suavemente, outras de modo mais forte.
- Observa o traçado feito pelo marcador no papel.
Discute:- O que pretendes simular com os batimentos na caixa de cartão?- A que corresponde o traçado obtido no papel?- O que é que impede o marcador de vibrar tanto como a caixa?- Que parte da tua montagem pretende simular o pêndulo de um sismógrafo? E o cilindro? In: SILVA, Amparo Dias et al; Planeta Vivo - Caderno de Actividades; Porto Editora; Porto; 2006