sábado, 21 de março de 2009

Os seres humanos adultos produzem neurónios?


Há mais de 30 anos que os cientistas sabem que os ratos, os porquinhos-da-índia, os musaranhos, e os saguis adultos produzem novas células cerebrais. No entanto, a maioria dos investigadores continuou a supor que os humanos adultos eram diferentes. Até que, em 1998, surgiram provas irrefutáveis do contrário.

As provas surgiram quando cientistas observavam o cérebro de cinco pessoas que morreram de cancro. Como o cérebro dos cinco doentes, antes de morrerem, tinha sido injectado com uma substância química que permitia a contagem de novas células cancerígenas, a substância revelou, também, o número de novas células saudáveis: as cinco pessoas, antes de morrer, tinham produzido novos neurónios.

Actualmente, pensa-se que, na maioria dos casos, mesmo quando uma pessoa é muito idosa, o cérebro continua a produzir novos neurónios a fim de manter as vias neurocerebrais estabelecidas - vias que codificam memórias de longo prazo e possibilitam a aquisição de novas memórias.

Entretanto, há muitas perguntas sem resposta. Por exemplo, os cientistas não sabem quantas células cerebrais são produzidas por adultos, nem quanto tempo vivem.
Havard Medical School, 2002 (adaptado)
Fonte da imagem: www.cdcc.usp.br